Saboeiro: Distrito de Flamengo recepciona vereadores em Sessão Itinerante.

Recursos Hídricos e Abastecimento pelo SISAR foi um dos temas discutidos na reunião.

#Sessões POR MARA 04 DE OUTUBRO DE 2019
Dando continuidade as ações que vem sendo realizadas na gestão do presidente da Câmara de Saboeiro, vereador Thiago Braga, o poder legislativo voltou a se reunir depois de 4 anos em sessões itinerantes no município.

Na ultima sexta-feira, 04, o primeiro distrito contemplado com as sessões itinerantes foi o de Flamengo, terra da vice-presidente da Câmara, vereadora Fabricia Olinda.

A reunião ocorrida às 10h, na sede da Associação Comunitária do lugar foi presidida pela vereadora anfitriã Fabricia Olinda que no início da sessão recebeu o comando do presidente da casa Thiago Braga, cujo objetivo foi prestigiar a parlamentar da comunidade.

A reunião contou com as presenças dos seguintes vereadores: Thiago Braga(Presidente), Fabrícia Olinda(Vice-presidente), Arnóbio Júnior, Tontonho do Zé de Lima, Gilson da Barrinha, Ernanir Júnior, Wylna Cavalcante, Toinho da Luzia, Antônio Luiz e Marcos Tibúrcio. O vereador Piu Benício não compareceu e justificou sua ausência.

Durante a reunião os vereadores expuseram suas ações legislativas, debateram assuntos de interesse das comunidades e aprovaram alguns projetos em pauta, dentre eles o que trata de abastecimento de água na zona rural por meio do Sisar.

Atendendo solicitação via oficio do presidente da Câmara Thiago Braga - o SISAR - Escritório de Acopiara (Sistema Integrado de Saneamento Rural,) esteve presente representado por Antonio Pereira - Gestor Administrativo, Alex Pinho - Gestor Técnico e Vanuza Gomes - Gestora Social.

Na ocasião, foi discutido e destacada a importância do Projeto de Lei nº 034/2019 - de autoria do executivo municipal, em tramitação na casa legislativa, que trata do abastecimento de água e esgotamento nas localidades de pequeno porte do município de Saboeiro ao Sistema Integrado de Saneamento Rural da Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe - Sisar BAJ e suas Associações filiadas.

Conforme o projeto, a prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário pelas associações comunitárias locais em parceria com o SISAR será de trinta anos renováveis.

Contudo, mais uma vez o poder legislativo municipal aprovou por unanimidade, matéria de interesse indispensável da população Saboeirense, e com isso, o respectivo projeto será implementado em sua forma plena no município, ajudando assim, as comunidades rurais de pequeno porte que são atendidas pelo Sisar.

Ainda durante a reunião, foi retirado de pauta, com pedido de vista, da vereadora Wyilna Cavalcante, um Projeto de Lei do Executivo - que cria o cargo em Comissão de Médico Auditor.

Na oportunidade, o poder executivo enviou para a casa legislativa, o Projeto nº 039/2019 - referente a LOA (Lei Orçamentária Anual) para o exercício financeiro de 2020. A receita total é estimada em 46.336.200,00 (Quarenta e Seis Milhões, trezentos e trinta e seis mil e duzentos reais).

O presidente Thiago Braga apresentou dois requerimentos, um solicitando a pavimentação da Rua Alto Hipólito e outro para a pavimentação de ruas do Conjunto Candidolandia.

Ao final reunião a população agradeceu a presença da Câmara na comunidade e o presidente agradeceu a receptividade de todos e convidou aos presentes para as próximas sessões itinerantes que ocorrerão posteriormente nos distritos de Barrinha e Felipe.

As reuniões da Câmara Itinerante terão caráter informal, no intuito de obter subsídios junto à população para intermediar os seus reais anseios perante o Poder Executivos Municipal ou a quem de direito. A participação dos Vereadores e Servidores da Câmara na execução do dos trabalhos será considerado serviço público relevante.